terça-feira, 6 de novembro de 2012

Relatório Provisório


INTRODUÇÃO

Atualmente, utilizamos diversos tipos de cartões e documentos, com a utilização dos mesmos, enfrentamos problemas relacionados à clonagem, perda ou extravio. Como possuímos vários cartões, enfrentamos grandes filas, pois os usuários gastam muito tempo para escolherem qual cartão usar e também na hora de refazer os cartões ou fazer o bloqueio deles, vão a vários lugares e realizam diversas ligações para os SAC. Com a utilização do Cartão Único, iremos ter mais agilidade e também terá uma central de atendimento 24h com várias opções específicas no menu.  
Através das pesquisas e entrevistas feitas com a população, idealizou-se um Cartão Único, com a finalidade de facilitar o dia a dia do cidadão, reduzindo o tempo de espera em filas, podendo utilizar diversos recursos apenas com o Cartão Único. Com ele iremos economizar tempo, evitaremos grandes filas em lojas, supermercados, bancos, entre outros lugares e também teremos mais segurança no uso individual do cartão.
O Cartão Único poderá ter uma foto 3x4, algumas informações do usuário e dados internos guardados em um chip. Caso haja perda ou roubo poderá ser bloqueado via telefone ou via internet, utilizando-se uma central de relacionamento do usuário. O cartão também terá como opção, diversos tipos de movimentações bancárias.
            
 DESENVOLVIMENTO

Hoje em dia, perdemos muito tempo para efetuarmos cadastro em uma loja e também utilizamos vários tipos de cartão durante o dia. Como utilizamos diversos cartões, a cada dia que passa, presenciamos alguns problemas, podendo citar a clonagem de cartão e a perda do mesmo. Em função desses fatos, a utilização de um único cartão se torna muito viável, pois ele nos traz agilidade e segurança.
Como a implementação do Cartão Único poderá nos trazer agilidade e segurança?  A implementação do Cartão Único, irá facilitar o dia a dia do cidadão, pois irá reduzir a quantidade de cartão e documentos que usamos no dia a dia, assim teremos mais agilidade, pois teremos um único cartão com todos os dados do cidadão. Um exemplo de agilidade é na hora de pagar uma conta, com esse cartão basta apenas à leitura do mesmo e já aparecerá no sistema os dados do cliente e o que devemos pagar. Além da redução do número de cartão e documentos, também haverá mais segurança, porque haverá um chip capaz de guardar os dados pessoais criptografados, assim reduzindo o número de falsificações.
Pensamos em elaborar este cartão para armazenar todos os dados, tanto para as entidades públicas como as privadas. O cartão poderá conter um chip, uma tarja magnética e também um código de barras, para que possamos utiliza-lo em todos os leitores.
Na pesquisa de campo, escolhemos lugares onde o uso do cartão é inevitável. Selecionamos pessoas de diferentes idades, para observar se o uso do cartão único vai ser de fácil manuseio para a população. Utilizamos questionários, com ele pudemos analisar qual é a necessidade do cidadão. Assim tivemos como verificar, quais são as dificuldades e opiniões da população, adequando o cartão a suas necessidades.

 CONCLUSÃO

Como resultado, esperamos obter um cartão que satisfaça a população, que atenda as necessidades do cidadão, para que agilize o dia a dia e que traga mais segurança aos usuários. Com esse protótipo, pode servir de base para lançamento nacional.

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